Tutoriais para criação de aplicações para Mesa Tangível

O objetivo deste material é demonstrar o funcionamento de uma mesa tangível e apresentar um roteiro para o desenvolvimento de aplicações para a mesa tangível, utilizando o Eduba Editor, imagens e áudios.



1 Mesa Tangível


1.1 Criação de aplicações para mesa tangível

Para criar uma atividade para a mesa tangível é necessário:

  1. Fazer o planejamento da atividade
  2. Encontrar e editar as imagens
  3. Gravar e editar os áudios
  4. Utilizar o Eduba Editor para criar a atividade

1.1.1 Planejamento

Para a criação da atividade para a mesa tangível é necessário um planejamento, no qual esteja bem definido o objetivo proposto, bem como a quantidade de cenas que a atividade terá. Para cada cena, devem ser definidos: o objetivo de cada cena e as imagens, vídeos, textos e narrações que irão instruir e orientar o aluno sobre a atividade, além da definição das áreas de interação em cada cena e seus respectivos áudios e imagens de feedback.

Exemplo


1.1.2 Edição de imagens

1.1.3 Edição de áudio


1.1.4 Utilização do Eduba Editor

Após o planejamento e definição e edição das imagens e áudios, é necessário criar a aplicação para a mesa tangível com o Eduba Editor.

O Eduba - Editor de Aplicações para a Mesa Tangível está disponível:

Exemplos

Dicas



Referências

E. Preuss, M. Vieira, K. Coutinho, R. Henriques, and S. Baldassarri. "Uso de Mesa Tangível na Educação Inclusiva", in Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Online, 2020, pp. 742-751, DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.742.

E. Preuss, L. Passerino, S. Baldassarri, V. R. Camargo and L. Kober de Almeida, "E-DUB-A: A Tangible Educational Resource Editor in Inclusive Classes," 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Maceió, Brazil, 2019, pp. 303-307, doi: 10.1109/ICALT.2019.00095.

M. Cimadevila, K. Coutinho, E. Preuss and L. Passerino, "Tangible Interaction and Teacher Education: Creating Resources for Students with Different Communication Processes," 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Maceió, Brazil, 2019, pp. 314-317, doi: 10.1109/ICALT.2019.00093.

J. Gluz, L. Passerino, E. Preuss, I. Baierle & M. Cimadevila. Ambiente Virtual Tangível para Integração Sensorial no Ensino de Ciências numa Perspectiva Inclusiva. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1), 545. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.545



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